Propostas Pedagógicas...

ACOLHIMENTO
O formato atual do nosso acolhimento (desde 2007) surgiu de um longo processo de reflexão e formação junto ao Instituto Avisa lá, pois nos anos anteriores percebíamos dificuldades (choro, ansiedade, nervosismo etc) com relação à adaptação das crianças e de alguns pais ao ambiente escolar.
Hoje conseguimos minimizar boa parte destas dificuldades, já que o novo formato conta com a participação ativa dos pais, crianças e funcionários que passaram a vivenciar a rotina e os espaços da escola de forma prazerosa e significativa.
O ano letivo inicia-se com o acolhimento no 1º Encontro de Pais onde apresentamos as normas e a proposta pedagógica da escola. Num segundo momento as crianças e seus pais ou responsáveis são convidados a participar de um dia da rotina de nossa unidade. Para este dia planejamos atividades diferenciadas que contemple a prática e as diferentes linguagens: leitura, cirandas, gincanas e oficinas de arte, etc.
Através desta prática percebemos que todos os envolvidos neste processo (crianças, pais, professores, funcionários) sentem-se mais acolhidos e confiantes, reconhecendo e valorizando o trabalho na Educação Infantil.
Professoras: Luciana Nickel, Marli e Sandra Gil