sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Convite Assembléia Fórum Paulista de Educação Infantil

A atual gestão do Fórum Paulista de Educação Infantil (FPEI) tem o prazer de convidar para a segunda Assembléia do FPEI 2010, onde trataremos com prioridade o tema: “Antecipação da escolaridade obrigatória: Cadê as crianças? O ensino fundamental de nove anos e a obrigatoriedade de matrícula a partir dos 4 anos de idade” .
Dia 08 de outubro de 2010 (sexta-feira)
Local: Auditório da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP
Av. Da Universidade, 308 – Cidade Universitária – São Paulo - SP
Programação
9h às 11h30h – Mesa Redonda
Debatedoras:Prof(a) Dr(a) Fulvia Rosemberg (Fundação Carlos Chagas – PUC/SP) Prof(a) Dr(a) Lisete Regina Gomes Arelaro (FEUSP)
12h – 14h – Almoço
14h – 16h– Mesa redonda Debatedoras:Rita de Cássia de Freitas Coelho (Coordenação Geral de Educação Infantil – MEC)Prof(a) Dr(a) Ana Lúcia Goulart de Faria (FE-UNICAMP)
16h – 16h30 – Café
16h30 – 17h30 – Plenária Final
Contamos com presença de todas e todos!
Obs: para maior sucesso na organização deste evento, pedimos, aos interessados que puderem, que confirmem sua presença através do e-mail fpeisp@gmail.com
Fórum Paulista de Educação Infantil
Contato: fpeisp@gmail.com

Resultado das eleições 2010




E com 58,5% dos votos, a candidata Dilma foi a mais votada pelas crianças, para ser a nova presidente do Brasil.

Confira o resultado e fotos das sessões de votação!

































terça-feira, 28 de setembro de 2010

Eleições 2010


Nesta semana, brincamos de eleição!

Nosso objetivo, com essa atividade, foi proporcionar às crianças a vivência do processo democrático de escolha do representante político.

Elas puderam votar, no computador, que simula a urna eletrônica, para escolher o novo Presidente da República.
Como nesse ano, para votar, era obrigatório apresentar o título eleitoral e documento com foto, produzimos título e RG com cada uma das crianças.
Confira as fotos, que foram tiradas pelas crianças, e aguarde o resultado da apuração!

























quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Leitura simultânea


Confira fotos das últimas sessões da leitura simultânea!










































E não percam! Na próxima sessão, dia 15/09, quarta-feira, contaremos com a presença dos pais e familiares dos primeiros e segundos estágios!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Animal escolhido pelas crianças

O animal escolhido pelas crianças nas eleições "Qual animal tem a cara de São Paulo" foi...

a suçuarana!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Leitura simultânea

Nesse semestre, estamos desenvolvendo o projeto "Entrou por uma porta e saiu pela outra e quem quiser que conte outra". Nosso objetivo é incentivar o hábito de leitura e o prazer em ler, nas crianças e em suas famílias.
Dentre as atividades propostas, faremos, quinzenalmente, a Leitura Simultânea. Para tal, serão selecionados e resenhados, pelas professoras, quatro livros. Essas resenhas serão expostas em cartazes e lidas para as crianças. Cada um escolherá a sua preferida e fará inscrição para ouví-la.



Esperamos, assim, que as crianças aprendam a fazer escolhas literárias, apreciem textos diversos, comentem, compartilhem dúvidas, impressões e opiniões sobre eles.
Além disso, também pretendemos que as crianças vivenciem situações de indicações literárias, conheçam a estrutura da resenha e consigam, progressivamente, fazer suas próprias indicações com autonomia.

Nossa primeira sessão será realizada dia 13/08/2010. Confira algumas fotos do processo de escolha.


















quarta-feira, 28 de julho de 2010

Qual bicho tem a cara de São Paulo?


Há pouco, fomos informados sobre o concurso on line, organizado pela Prefeitura de São Paulo, para escolher o animal silvestre símbolo da cidade. Para tal, resolvemos fazer com as crianças uma eleição. Com isso, esperamos que elas conheçam os animais e ainda vivenciem o processo democrático que significa a eleição, tão discutida no atual momento no país.

Dividimos a tarefa em duas etapas: na primeira, as crianças, em rodas de conversas, conhecerão os animais por meio de fotos e pequenos textos informativos e, em seguida, escolherão seus preferidos; selecionaremos os dois animais mais votados e, em uma segunda etapa, faremos, no computador, um segundo turno.

Aguardem o resultado!